sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SLOW FASHION:ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA MODA


Com a velocidade do mercado e a tecnologia se impondo cada vez mais à frente, o mundo fast fashion acelerou sua produção ainda mais, fazendo com que algumas roupas se tornassem de certo modo descartáveis.
Descartáveis? Sim, pois algumas pessoas estão criando o hábito de pensar ‘se não vou usar um look mais de uma vez, as peças deste não precisam ter qualidade’. Afinal, se amanhã certa tendência chegar ao declínio, todos vão querer estar atualizados sobre o assunto. O que move a internet e principalmente os consumidores de moda atualmente é a sensação de ‘fresh’, novo, principalmente quando falamos em coleções e mercado de moda.

Slow Fashion não é uma típica tendência de moda sazonal, é um movimento que está ganhando força e que veio para ficar. Hoje, o principal fluxo da indústria de moda depende de produção globalizada, uma produção de massa onde roupas são transformadas a partir da fase de concepção para estar no varejo em poucas semanas. Com os varejistas que vendem as últimas tendências da moda a preços muito baixos, os consumidores são facilmente seduzidos a comprar mais do que precisa. Mas esse consumo excessivo vem com uma etiqueta de preço oculto, e é o meio ambiente e os trabalhadores na cadeia de abastecimento que pagam.Aqui no Brasil, as pessoas ainda não se conscientizaram da escassez dos recursos naturais e do conceito claro de ética e responsabilidade social. Ao vestir uma roupa, precisamos analisar de que forma ela foi produzida – se não houve utilização inadequada dos trabalhadores no processo.

Lifestyle por trás de cada perfil é se identificar com as principais ferramentas para a criação e preservação de uma marca; é analisar a postura que cada empresa utiliza para cuidar do universo em que os potenciais clientes estão inseridos e eventualmente um grande desejo de fazer parte daquele mundo, ou seja, não é vestir uma roupa diferente todo dia, mas marcar a sua presença pela diferença que você faz na sociedade movendo o mundo com suas ideias e trabalho e se identificando com marcas que se comportem com respeito e seriedade em relação aos valores que você – CONSUMIDOR – acredita.

Princípios do SLOW FASHION:

1.Vendo a grande figura ou o TODO: produtores de slow fashion reconhecem que eles estão todos interligados a um sistema ambiental e social maior e tomam decisões em conformidade com o mesmo. O Slow fashion incentiva uma abordagem do pensamento sistêmico, porque reconhece que os impactos de nossas escolhas coletivas podem afetar o ambiente e as pessoas.

2. Retardar o consumo: Redução de matérias-primas, diminuindo a produção de moda possibilita que as capacidades regenerativas da Terra tenham lugar. Isso vai aliviar a pressão sobre os ciclos naturais para produção de moda pode ser em um ritmo saudável, com o que a Terra pode oferecer.

3. Diversidade: os produtores de forma lenta se esforçam para manter a diversidade ecológica, social e cultural. A biodiversidade é importante porque oferece soluções para as mudanças climáticas e a degradação ambiental. Modelos de negócios diversificado e inovador são incentivados; designers independentes, casas de moda maiores, de segunda mão, vintage, reciclados, locação de moda, seus swaps clube de tricô e roupas locais são todos reconhecidos no movimento. Manter os métodos tradicionais de confecção do vestuário e têxtil e técnicas de tingimento vivos também dá vitalidade e significado para o que vestir e como a roupa foi feita.

4. Respeitar Pessoas: Participar em campanhas e códigos de conduta podem ajudar a garantir o tratamento justo dos trabalhadores. Algumas marcas aderiram ao Asian Alliance piso salarial, Ethical Trading Initiative, e a Feira Wear Foundation, entre outros. Rótulos também estão apoiando as comunidades locais, oferecendo o desenvolvimento de habilidades e ajudá-los a negociar, como sapatos Toms e Banuq.

5 . Reconhecendo as necessidades humanas : Designers podem satisfazer as necessidades humanas através de co- criação de peças de vestuário e oferecendo moda com significado emocional . Ao contar a história por trás de uma peça de roupa ou convidando o cliente a fazer parte do processo de design, as necessidades de criatividade , identidade e participação pode ser satisfeita.

6 . Construir relacionamentos: colaboração e co- criação de garantir relações de confiança e duradouras que vão criar um movimento mais forte. Construir relacionamentos entre produtores e co-produtores é uma parte fundamental do movimento.

7 . Desenvoltura : marcas Slow Fashion se concentram em usar materiais e recursos locais sempre que possível e tentam apoiar o desenvolvimento de empresas e competências locais.

8 . Manter a qualidade e beleza : Incentivar design clássico sobre as tendências de passagem irá contribuir para a longevidade das roupas. Uma série de designers de Slow Fashion asseguram a longevidade de suas roupas com a utilização de tecidos de alta qualidade , oferecendo cortes tradicionais e criando belas peças, atemporais.

9 . Rentabilidade: produtores Slow Fashion precisam, para sustentar os lucros, de aumentar a sua visibilidade no mercado para ser competitivo. Os preços são muitas vezes mais altos, porque eles incorporam recursos sustentáveis ​​e salários justos.

Marie Amorim
Estilista, Alfaiate e Contadora

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